São muitas as dúvidas postadas a respeito da educação do filhote de Golden Retriever: como fazer para que ele faça xixi e cocô no lugar certo? É normal ele morder? É normal ser teimoso? E por aí vai. Esse é o começo de uma série de questionamentos que os novos proprietários de Golden Retriever tem.
Primeiro gostaria de relembrar que não somos especialistas em comportamento animal (nem veterinários) e mesmo que fôssemos seria difícil dar uma solução sem acompanhar o caso de perto e checar todos os possíveis motivos que levam um cão a agir de um jeito ou de outro.
Apesar disso, daremos dicas gerais para a educação do seu cãozinho, com base na nossa extensa experiência com a raça. Vamos ao que interessa?
Recebemos alguns relatos de visitantes do Golden Retriever Online informando que seus filhotes de Golden Retriever são agitados e que não os respeitam.
O mais importante é deixar claro, desde o começo, que um Golden Retriever de temperamento padrão não é um cão extremamente agitado, apesar de ser alegre, brincalhão e sempre muito receptivo.
Outro pronto extremamente importante é que um filhote é sempre um filhote e espera-se que aja como tal, o que significa mais atividade do que a idade adulta e muitas brincadeiras que são naturais para eles mas não para nós (como mordidas, destruir móveis etc).
O Golden Retriever é considerado uma das raças mais inteligentes do mundo.
O Golden aprende com muita facilidade e está sempre muito disposto a agradar seu dono. Isso é bom porque uma vez que você consiga expressar para seu Golden o que espera dele o mais provável é que ele vá sempre pelo caminho que lhe agrada. Isso é da natureza dos Goldens, não é a toa que são cachorros “de ouro”!
Por outro lado, se ele aprender que ao fazer pirraça ganha sua atenção, você terá dificuldades porque a inteligência dele faz com que aprenda coisas ruins (exemplos: latir te trás até ele, mesmo que seja para brigar; quando bater pote fazendo barulho você trocar a água etc).
O cachorro funciona muito através de estímulos e você estará recompensando seu Golden Retriever por fazer coisas erradas, isso deve ser evitado para não gerar confusão.
Lembre-se: nosso filhote aprende aquilo que ensinamos. Qualquer comportamento que ele tenha é de responsabilidade dos donos, por mais que não ensinemos certas coisas por mal.
Educar um filhote é um grande desafio, seja a raça que for e requer muita paciência e tempo disponível. Admiro muito alguns canis americanos, que ao vender filhotes incluem em suas cláusulas contratuais a necessidade do novo proprietário levar o filhotinho a aulas de socialização e adestramento. No Brasil deveria funcionar da mesma forma.
O adestramento não serve somente para o cachorro aprender comandos como senta, deita ou rola. O adestramento leva a uma relação de respeito mútuo entre o cão e seu dono e torna o relacionamento de ambos muito melhor e o dia-a-dia mais feliz. Podem ter certeza!
Com o tempo vamos escrever artigos específicos relacionados aos problemas mais comuns recebidos por e-mail ou comentários no site. O que é necessário é que todos os visitantes tenham a consciência de que ao comprar um filhote de Golden vocês estão lidando com uma vida que precisa ser moldada.
Um bebê não nasce educado, sabendo falar, andar e sentar-se a mesa. Com certeza um filhote de Golden Retriever não vai nascer sabendo controlar sua ansiedade, fazer as necessidades no local certo e assim por diante. Pensem nisso.
Como regra geral li uma vez que “cachorro bom é cachorro cansado”. De certa forma acho que isso se aplica ao filhote de Golden Retriever, no sentido de que um filhote estimulado fisicamente e mentalmente (você pode usar brinquedos próprios para Golden Retrievers para isso) torna-se um filhote mais saudável e pronto para conviver em sociedade. Com a dose certa de brincadeiras e carinho tudo fica mais fácil.