Cores do Golden Retriever: conheça os tons da raça

Atualizado em:

Tons de diferentes cores do Golden Retriever

O Golden Retriever é conhecido por seu exuberante pêlo dourado, mas você já pode ter ouvido falar de Golden Retriever branco ou super escuro. Afinal, quais são todas as cores do Golden Retriever?

O próprio nome da raça já indica a cor: “golden” em inglês quer dizer “dourado”. Assim sendo, o padrão do Golden Retriever aceita cores que vão do dourado bem claro até bem escuro, porém nunca perdendo essa característica de cor, ou seja, esse dourado pode se manifestar em diversos tons de cor. Por ser “dourado” e não amarelo, o que se espera do Golden é que tenha uma pelagem lustrosa, com um certo brilho dourado. Por isso, acaba que são indesejados os extremos, em que a cor fique quase como que um branco e também quase como um vermelho. Vamos falar mais todos os detalhes a respeito das cores do Golden Retriever ao longo desse artigo.

O padrão americano da raça fala em um “dourado rico e brilhante de vários tons”. Já o padrão aplicado no Brasil pela CBKC que tem como base o padrão FCI indica “qualquer tom de dourado ou creme. Nem vermelho, nem mogno. Somente alguns pelos brancos no peito são permitidos”.

Então quais são as cores do Golden Retriever de fato?

A cor do Golden Retriever é sempre dourada! Não se engane buscando Golden Retriever branco, Golden Retriever vermelho, ou até mesmo Golden Retriever Preto, por exemplo. O Golden pode se aproximar bastante dessas cores mas ainda sim não será branco ou vermelho.

A raça pode apresentar tons mais claros nas “plumagens” que são as partes mais compridas do pêlo como por exemplo no peito, embaixo do corpo (“saia”) e na parte de baixo do rabo.

Conforme os goldens avançam em seu crescimento, ficando mais velhos, é natural que seu pêlo clareie e isso não deve ser penalizado, é um processo natural de envelhecimento.

Ainda sim a natureza é diversa e é possível encontrar goldens mais clarinhos ou mais escuros.

Em países Europeus em geral os goldens criados são mais claros, nos EUA cada vez mais os escuros vem ganhando espaço.

Os golden retrievers mais claros nunca devem chegar ao tom branco. Assim como os mais escuros nunca devem ser vermelhos como um Setter Irlandês, por exemplo.

Veja Golden Retrievers de diversas cores

Nada melhor do que ver fotos com exemplo de cores do Golden Retriever, para que você possa entender melhor nossas explicações sobre a cor da raça.

Os tons de cor aceitáveis do Golden Retriever estão bem representados nestas fotos:

Todas as cores aceitáveis do Golden Retriever representadas em uma foto
Todas as cores aceitáveis do Golden Retriever representadas em uma foto
Os extremos de cores do Golden: creme bem claro e dourado bem escuro, quase vermelho
Os extremos de cores do Golden: creme bem claro e dourado bem escuro, quase vermelho. Em exposições de beleza, os extremos não são desejáveis, mas são aceitáveis
5 lindos Goldens de diferentes tons de cor
5 lindos Goldens de diferentes tons de cor
Diferentes tons do creme bem claro ao dourado - Cães do Canil Kyon
Diferentes tons do creme bem claro ao dourado – Cães do Canil Kyon
3 tons de Golden Retriever: dourado claro, dourado e dourado escuro
3 tons de Golden Retriever: dourado claro, dourado e dourado escuro
5 cores de Golden Retriever: de um dourado mais escuro, até um dourado mais claro
5 cores de Golden Retriever: de um dourado mais escuro, até um dourado mais claro
Tons de pelagem da raça Golden Retriever
Tons de pelagem da raça Golden Retriever
Desenho ilustrando os possíveis tons de dourado aceitos na raça
Desenho ilustrando os possíveis tons de dourado aceitos na raça

4 comentários em “Cores do Golden Retriever: conheça os tons da raça”

  1. Há controvérsias em relação a origem, como também as tonalidades da pelagem dos Goldens. Atualmente, a FCI aceita tanto o branco como o mogno. Sendo o que define a raça, não é a cor da pelagem, mas também as outras características tanto de fenótipo, como, especialmente de temperamento. Hoje em dia além de Leste Europeu, os Goldens brancos têm conquistado muitas exposição internacionais, até nos EUA. Altas, a AKC é a única instituição que não faz parte da FCI, que como disse aceita todo o degradee do branco ao mogno.

    Responder
    • Essa informação está incorreta. O padrão mesmo da FCI, que inclusive é seguido no Brasil, não menciona o branco (apesar de aceitar qualquer tom de dourado ou creme), e explicita claramente que o mogno não é aceito. O padrão mais atual da raça está disponível traduzido aqui.
      Segue o trecho em inglês, retirado diretamente do site da FCI:
      “Colour: Any shade of gold or cream, neither red nor mahogany. A few white hairs on chest only, permissible.”

      Responder

Deixe um comentário