Nós amamos os Golden Retrievers, mas como surgiu essa fabulosa raça, que atinge os corações de tanta gente em todo o mundo?
Amáveis, carinhosos, com energia e super inteligentes, os Goldens são uma das raças mais apaixonantes conhecidas hoje em dia.
Vamos conhecer um pouco da história deles e entender como eles chegaram até aqui? Aprendendo sobre sua origem entenderemos um pouco mais também sobre o presente.
O criador da raça – Lord Tweedmouth (Sir Dudley Majoribanks)
O Golden Retriever teve origem nas terras altas da Escócia, lá nos últimos anos da década de 1800.
O responsável por seu desenvolvimento foi Dudley Marjoribanks, que depois passou a ser conhecido como Lord Tweedmouth, e é conhecido como o criador original da raça.
Como muitos aristocratas da época, Lord Tweedmouth tinha paixão por caçar e tinha cães que o apoiavam nessa tarefa.
Em sua busca por desenvolver uma raça que fosse amiga, mas útil no trabalho no campo, ele chegou até o Golden Retriever.
A Casa Guisachan era o lar do Lord Tweedmouth, onde surgiram os primeiros cães da raça.
Aqui está uma foto antiga da Casa Guisachan, com pessoas e cães em sua porta:
Em 2018 ocorreu um encontro de Golden Retrievers no local onde ficava a antiga casa, celebrando os 150 anos da raça:
Nous: a base dos Golden Retrievers
Em 1865, Lord Tweedmouth comprou “Nous”, o único filhote amarelo de uma ninhada de retrievers Wavy-Coated (de pelagem ondulada), que nasceram em 1864.
Nous foi comprado de um sapateiro, próximo a cidade de Brighton, no sul da Inglaterra.
Esse jovem cão havia sido dado ao sapateiro como pagamento de uma dívida, tendo vindo do Lord Chichester.
Marjoribanks levou esse cão consigo até Guisachan, sua propriedade na Escócia, para se juntar à sua criação de cães para esportes.
Cruzamentos para chegar na raça que hoje conhecemos como Golden Retriever
Como comentamos, a maioria dos cavalheiros daquela época eram muito interessados na criação de animais para consumo de qualidade (normalmente via caça), além de cães.
Marjoribanks era especialmente interessado pelos retrievers, pois tinha o desejo pessoal de desenvolver uma raça retriever maravilhosa, que fosse própria para o clima escocês, para o tipo de terreno e para os esportes de caça praticados na época.
Em 1868 e 1871, cruzamentos de Nous com Belle, uma Tweed Water Spaniel (raça hoje extinta), resultou em vários filhotes amarelos que formaram a base da linha de retrievers amarelos.
Mais cruzamentos levaram até o Golden Retriever que conhecemos hoje
Gerações desse cruzamento e de cruzamentos seguintes estão registradas nos arquivos de canil mantidos na Guisachan.
Descendentes de Nous e Belle foram combinados com retrievers wavy (pêlo ondulado), flat-coated (pêlo liso), com outro Tweed Water Spaniel e com um Setter vermelho.
Marjoribanks manteve os filhotes amarelos (e alguns pretos) para dar continuidade à linhagem.
Alguns dos cães eram dados a amigos e parentes. Apesar de serem pouco conhecido fora dos ciclos pessoais, esses retrievers amarelos eram usados como cães de caça de cavalheiros. A capacidade de trabalho deles sempre foi destaque!
Primeiras aparições do Golden Retriever
Alguns Golden Retrievers, como conhecemos a raça hoje em dia, fizeram sua primeira aparição em exposições por volta de 1906, sendo mostrados como “Retriever – Wavy ou Flat Coated” na classe de “qualquer outra cor”.
A raça foi oficialmente reconhecida pelo “The Kennel Club” em 1911 como “Retriever – Yellow ou Golden” e finalmente como “Retriever – Golden” em 1920.
Alguns Golden Retrievers apareceram no Canadá e nos EUA alguns anos antes de seu reconhecimento oficial pelos kennel clubs locais, Canadá (1925) e EUA (1932).
E assim surgiu essa raça maravilhosa que nos conquista tanto hoje em dia.