Padrão Oficial da Raça Golden Retriever e Comentários: Entenda o Padrão do Golden

Atualizado em:

Padrão oficial da raça Golden Retriever, conforme a CBKC (FCI)

O padrão oficial do Golden Retriever é como se fosse um guia detalhado para descrever o ideal físico e comportamental dos Goldens.

A CBKC atualizou o padrão da raça Golden Retriever em 2009 e reviu o documento com o padrão do Golden em 19 de Março de 2015, seguindo as definições da FCI (Fédération Cynologique International), que é a organização mundial que rege as raças de cães, e estabelece seus padrões para cada raça, incluindo o Golden Retriever.

As alterações mais recentes ao padrão estão marcadas em negrito, para que seja possível comparar essa nova versão de padrão do golden com a versão anterior.

Adicionalmente, temos neste artigo comentários explicativos sobre o padrão do Golden, para que você consiga entender melhor o padrão do seu cachorro.

Padrão Oficial da Raça Golden Retriever

GRUPO 8
Padrão FCI N° 111
28/10/2009

PAÍS DE ORIGEM: Grã-Bretanha.
DATA DE PUBLICAÇÃO DO PADRÃO OFICIAL VÁLIDO: 28.07.2009. UTILIZAÇÃO: Cão de caça.
CLASSIFICAÇÃO F.C.I.:
Grupo 8 -Retrievers, Levantadores e Cães d’Água.
Seção 1 – Retrievers.
Sujeito à prova de trabalho para Campeonato Internacional.
NOME NO PAÍS DE ORIGEM: Golden Retriever.

APARÊNCIA GERAL: Simétrico, equilibrado, ativo, poderoso, com movimentação nivelada, sadio, com expressão doce.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: Obediente, inteligente, possui natural habilidade para o trabalho, amável, amigo e confiável.

CABEÇA: Balanceada e bem cinzelada.

REGIÃO CRANIANA
Crânio: Largo sem ser grosseiro; bem inserido no pescoço.
Stop: Bem definido.

REGIÃO FACIAL
Trufa: De preferência preta.
Focinho: Poderoso, largo e profundo. Seu comprimento é aproximadamente igual ao comprimento do stop ao occipital.
Maxilares / Dentes: Maxilares fortes, com uma mordedura perfeita, regular e completa em tesoura.
Olhos: Marrom escuros, bem espaçados um do outro; as bordas das pálpebras são escuras.
Orelhas: De tamanho médio, inseridas aproximadamente no nível dos olhos.

PESCOÇO: De bom comprimento, seco e musculoso.

TRONCO: Balanceado.
Dorso: Nivelado.
Lombo: Forte, musculoso, curto.
Peito: Bem descido na região do esterno. Costelas profundas e arqueadas.

CAUDA: Inserida e portada no nível do dorso, alcançando os jarretes, sem curvatura na ponta.

MEMBROS

ANTERIORES: Retos, com boa ossatura.
Ombros: Oblíquos; escápula longa.
Braços: De igual comprimento ao da escápula, colocando as pernas bem debaixo do tronco.
Cotovelos: Bem aderentes ao peito.
Patas: Redondas; pés de gato.

POSTERIORES: Fortes e musculosos.
Joelhos: Bem angulados.
Coxas: Boas.
Jarretes: Bem descidos; retos, quando vistos por trás, não virando nem para fora, nem para dentro. Jarretes de vaca são altamente indesejáveis.
Patas: Redondas; pés de gato.

MOVIMENTAÇÃO: Poderosa, com boa propulsão. Os membros anteriores e posteriores se movimentam em planos paralelos ao eixo do tronco. Passos longos e livres, sem nenhum sinal de “hackney”.

PELAGEM
Pelo: Liso ou ondulado, bem franjado. Subpelo denso e resistente às intempéries.

COR: Qualquer tom de dourado ou creme. Nem vermelho, nem mogno. Somente alguns pelos brancos no peito são permitidos.

TAMANHO
Altura na cernelha:
Machos: 56 – 61 cm.
Fêmeas: 51 – 56 cm.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade, assim como seus efeitos na saúde e bem estar do cão e em sua habilidade para executar seu trabalho tradicional.

FALTAS DESQUALIFICANTES
• Agressividade ou timidez excessiva.
• Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

NOTAS:
• Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
• Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

Aspectos anatômicos

Aspectos anatômicos

Veja o PDF do padrão em português aqui.
Veja o PDF do padrão original em inglês aqui.

Entenda o Padrão da raça Golden Retriever: Padrão do Golden Comentado

Sabemos que nem sempre é fácil entender a linguagem usada no meio cinófilo. Por isso, trazemos aqui alguns comentários sobre o padrão do Golden, de forma a facilitar o entendimento dos tutores e amantes da raça de forma mais ampla.

Para melhor entender os comentários a seguir, use a foto acima como referência. Como essa foto, disponibilizada pela CBKC, não mostra um Golden, estamos adicionando também essa a seguir, porém com marcações em inglês.

Anatomia do Golden Retriever

Aspecto geral: o Golden Retriever é descrito como um cão de constituição robusta e equilibrada. Ele tem um porte bem proporcionado e uma aparência simétrica, o que significa que as proporções do corpo são harmoniosas. Nenhuma parte do Golden Retriever deve parecer muito maior que a outra (ele não deve ser nem muito longo nem muito curto, não deve ter a pata muito comprida nem muito curta etc), ele deve ser um cão bem balanceado.

Cabeça e Crânio: a adorável cabeça do Golden Retriever deve ser proporcional ao corpo, nem muito grande nem muito pequena. O crânio deve ser largo, sem ser exagerado, e as bochechas não devem ser carnudas ou proeminentes. O focinho deve ser poderoso, largo e profundo, com uma clara definição entre o crânio e o focinho (onde na imagem acima fica o “stop”).

Olhos: o padrão da raça especifica que os olhos devem ser de tamanho médio, de cor marrom escuro e bem separados para transmitir a expressão inteligente e doce que é característica da raça. Hoje em dia vemos Goldens com olhos claros com certa frequência, ou com expressão mais “brava”. Essas características estão fora do padrão da raça.

Orelhas: as orelhas do Golden Retriever são um ponto importante. Devem ser de tamanho médio e colocadas aproximadamente ao nível dos olhos (ou seja, “saem” a partir dessa altura). Elas caem perto da cabeça e são cobertas com pêlo longo.

Boca: um Golden Retriever deve ter uma mordida de tesoura, onde os dentes superiores se sobrepõem aos dentes inferiores e estão em contato próximo com eles.

Mordedura em Tesoura
Mordedura em Tesoura

Corpo: o corpo deve ser forte e bem equilibrado. O dorso deve ser nivelado da cernelha à raiz da cauda, e o peito deve ser bem descido e largo. Ou seja, olhando a parte de cima do seu Golden, ela deve parecer praticamente reta, sem quebras no meio.

Cauda: a cauda é uma característica distinta da raça. Ela deve ser inserida e portada ao nível do dorso e nunca enrolada. A cauda, quando esticada para baixo, deve alcançar os jarretes, que são as articulações do joelho na perna traseira do cão.

Jarretes de Vaca: essa é uma expressão usada para descrever quando um cão tem os jarretes voltados para dentro e os pés para fora. Isso é considerado uma falha no padrão da raça Golden Retriever.

Imagem exemplificando jarrete de vaca em cachorro
Jarrete de Vaca em cachorro

Jarretes Bem Descidos: isso significa que a distância do jarrete (a articulação que é o “joelho” da perna traseira) até o pé é curta, dando ao cão uma aparência robusta e potente.

Patas: as patas do Golden Retriever devem ser arredondadas, compactas, com almofadas bem desenvolvidas.

Pelo e Cor: o pelo deve ser denso e resistente à água, com subpelo bom. Ele pode ser liso ou ondulado e deve ser mais longo nas orelhas, na parte de trás dos membros anteriores e posteriores, no pescoço e na cauda. A cor pode variar de qualquer tom de dourado ou creme, mas nem vermelho nem mogno são permitidos.

Caráter e Comportamento: o Golden Retriever é conhecido por ser amigável, confiável e confiante. Ele deve ser dócil e ansioso para agradar, sem ser tímido ou agressivo.

Deixe um comentário