Alimentar seu Golden Retriever de maneira correta tem impacto em sua saúde e bem-estar. Em geral, você deve alimentar seu Golden de 2 a 4 vezes ao dia, a depender de alguns fatores que explicaremos nesse guia. A água deve ser sempre mantida fresca e limpa, e ser servida à vontade.
Vamos explorar as melhores práticas de frequência de alimentação para o Golden Retriever, desde filhote, passando pela fase adulta, até se tornar idoso.
Lembrando que além de pensar em quantas vezes você deve quebrar a porção diária, é muito importante que você ofereça a melhor ração para seu Golden Retriever que você puder.
Quantas vezes por dia devo dar comida a um Golden Retriever filhote?
Antes de chegar para você, enquanto ainda está com o criador e a mãe durante suas primeiras semanas de vida, os filhotes devem ser alimentados com leite materno ou fórmula específica para filhotes.
À medida que crescem, a transição para a ração seca começa por volta das 4 a 6 semanas de idade, sendo conduzida pelo criador, até que o filhote desmame completamente. Por isso, só é recomendado que um filhote vá para seu novo lar a partir de 8 semanas de idade.
A partir daí, dos 2 meses aos 12 meses, a quantidade diária de ração deve ser quebrada em 3 a 4 vezes. Isso porque enquanto filhote a capacidade do estômago ainda é reduzida e seu golden irá gradualmente lidando melhor com comer porções maiores, menos vezes ao dia.
Quando seu Golden Retriever estiver entre 9 a 12 meses você pode considerar alterar a frequência para 2x, conforme um Golden adulto come. Porém, se você tiver disponibilidade de oferecer a comida 3x por dia, essa é a forma ideal de seguir com a alimentação do seu filhotão.
Você pode seguir essa tabela de quantidade de vezes para filhote:
Idade (em meses) | Quantidade de vezes ao dia |
2 a 6 meses | 4x por dia |
6 a 9 meses | 3x por dia |
9 a 12 meses | 3x a 2x por dia |
Quantas vezes devo alimentar um Golden adulto?
Uma vez que o Golden Retriever atinge a idade adulta, a frequência das refeições pode ser reduzida para duas vezes ao dia: uma pela manhã e outra à noite.
Então, dos 12 meses em diante você pode oferecer a comida do dia quebrada em duas porções.
O ideal realmente é manter essas 2x, para não causar confortos digestivos, deixando seu cachorro muito inchado, “cheio”, em uma única refeição. Comer em excesso pode levar a problemas como torção gástrica, que não são totalmente incomuns na raça.
Com que frequência devo alimentar um Golden Retriever idoso?
Conforme o Golden Retriever envelhece, suas necessidades nutricionais podem mudar. A partir de 8 anos consideramos que seu amigo entrou na fase sênior (idoso).
É comum que cães idosos tenham um apetite reduzido ou problemas de digestão. Nesses casos, é recomendado voltar a oferecer três refeições menores ao longo do dia, ao invés de 2, adaptando-se às preferências e às necessidades individuais do cão.
Além de quebrar as porções ao longo do dia, você deve se atentar à quantidade de ração que deve ser oferecida para seu Golden Retriever, de acordo com cada fase da sua vida, além de outros fatores.
Posso alimentar meu Golden 1x ao dia?
Não recomendamos alimentar seu Golden Retriever apenas uma vez por dia. Apesar de ser mais cômodo para o tutor, alimentar o cão uma única vez pode lhe causar dificuldades de digestão e ainda fazer com que se sinta com fome ao longo do dia.
Posso deixar a comida sempre disponível?
Esses é um dos maiores erros que você pode cometer pois ao deixar comida sempre disponível seu cão pode comer em excesso, levando à obesidade, ou pode se desinteressar pela comida, apesar dessa última possibilidade ser menos comum nos Goldens, que normalmente gostam muito de comer.