Um dos mitos existentes entre as pessoas que não participam ativamente do meio cinófilo é a de que “exposição canina é frescura”. Muitos criadores afirmam não participar de exposições porque elas não servem para nada, são frescura etc. Essa informação é incorreta.
As exposições caninas funcionam como uma forma de avaliar a criação. Ou seja, os juízes que julgam as exposições passaram por um treinamento para avaliar cada raça de acordo com seu padrão e assim atribuir nota aos cães em pista. Quanto mais próximos ao padrão da raça, maior o conceito que recebem do juíz (mais pontos), que resulta em boas colocações e títulos.
A exposição serve portanto para avaliar de forma oficial a criação de um canil e por isso é tão importante que ele participe, para que não se percam as características de cada raça. No caso do Golden Retriever, por exemplo, um cão pode ser lindo, enorme e peludo, e não ser bem avaliado em uma exposição justamente porque seu tamanho é excessivo ou porque o pêlo não tem a textura adequada. Ou seja: um cão bonito aos olhos comuns não significa um cão com as características desejáveis de um Golden e é papel do criador manter as características da raça, que a tornam o que ela é de fato.
Vale dizer que as características que compõem o padrão de uma raça vão além das físicas. Características de comportamento também devem ser avaliadas. Isso significa que os Goldens que são avaliados em exposição tendem a ter o comportamento amigável da raça, pois caso apresentassem desvios como agressividade o juíz os eliminaria.
Hoje em dia alguns criadores optam por não participar de exposições porque em alguns casos ocorrem problemas de ordem política, alguns alegam que juízes favorecem a um ou outro criador etc. Se esse for o motivo do criador não participar de exposições ele deverá lhe explicar, para que você entenda. Mas de forma geral um criador comprometido tenta participar de exposições para continuar tendo feedback externo sobre sua criação, redirecionando-a para o caminho certo, introduzindo novas linhas de sangue quando necessário, corrigindo alguns atributos indesejados etc.
É claro que exposições possuem um custo acentuado e por isso alguns participam com menor frequência, mas é importante que o criador converse sobre tudo isso com você e que apresente pelo menos alguns cães de criação própria.
Por isso, exposição canina não é frescura e ter um Golden filho e neto de campeões é uma coisa muito positiva, mesmo que você nunca vá participar de exposições ou criar. É positivo pelo simples fato de que seus pais e avós passaram por juízes que realmente avaliaram como sendo um bom exemplar da raça. E afinal…você está aqui porque curte a raça, não é mesmo? Vamos então ajudar a manter o Golden Retriever como o cão que ele é e incentivar as atitudes corretas no meio da cinofilia!